sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Gratidão

Este é o sentimento compartilhado por todos que participaram de mais essa etapa da Caravana da Luz.
Durante os cinco dias do segundo curso de captação, uso e reuso de água, realizado no Memorial Sebastião Lemes no Assentamento Mario Lago em Ribeirão Preto, foram abordados de forma prática e teórica conceitos da permacultura e de tecnologias sociais.
Sendo instalados no local uma cisterna de ferrocimento com capacidade de 26.000 litros para coletar água de chuva, uma fossa séptica biodigestora para o tratamento das águas negras (residuais com coliformes fecais) e produção de fertilizante, um círculo de bananeiras para tratamento e reutilização das águas cinzas (residuais sem coliformes fecais) e um sistema de irrigação inteligente para atender uma área de SAF (sistema agroflorestal) também implantado durante o curso, com a colaboração da equipe do Cooperafloresta.
Tudo isso só foi possível pela participação massiva dos envolvidos, onde contamos com assentados do Mario Lago, integrantes do MST do acampamento Alexandra Kollontai e outras pessoas interessadas que vieram de diversas regiões do país, enriquecendo ainda mais as discussões, vivências e os processos construtivos.
Enfim, foram dias maravilhosos e muito enriquecedores a todos que embarcaram nessa caravana de luz, alegria e realização.
Agradecemos a todos que desde o começo tem acompanhado os processos e colaborado para que este sonho vá se realizando por onde ele passa.
A Caravana da Luz segue suas atividades, planejando o próximo curso e buscando o aprimoramento a cada etapa realizada, de forma coletiva e circular, aliando conhecimento à prática e incorporando novos conhecimentos que surgem em cada novo ciclo.
E segue a Caravana da Luz, na certeza de que "Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena."

Avante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário